Academia Riograndense de Química
 
Home Notícias Acadêmicos
 
Regulamento Inscrição Contato
 
 
Faça sua Indicação
Título de Acadêmico

Sobre a Academia
Riograndense de Química

Criada no dia 20 de junho de 2008, tem o objetivo de congregar os segmentos da atividade química no estado do Rio Grande do Sul, por meio de pessoas que tenham valor reconhecido na comunidade. A Academia busca premiar e divulgar a área, reconhecendo cidadãos que se destacam no cotidiano e gravando, assim, suas identidades na memória da química do RS.

Untitled Document
Jantar-Baile do Dia do Químico 2015 lança novo Acadêmico
22 de junho de 2015

Acadêmico Valter Stefani e presidente do CRQ-V, Paulo Fallavena
Ocorrido no dia 20 de junho, o Jantar-Baile em homenagem ao Dia do Químico deste ano foi marcado pela forte participação da Academia Riograndense de Química (ARQ), responsável por ressaltar os valores que sustentam a ética de toda a categoria.

O principal objetivo da cerimônia foi valorizar a dedicação e as conquistas dos profissionais químicos, enaltecendo o trabalho de quem faz da Química a sua história de vida. Tendo em vista estes aspectos, a Academia Riograndense de Química lançou o professor e doutor Valter Stefani como mais novo Acadêmico. Em seu discurso, Stefani relembrou que este é o ano da luz, alertando a relevância de novos estudos e mecanismos sustentáveis. Relembrou também de sua trajetória na área acadêmica, repleta de momentos de honra e aprendizado.

O professor doutor Valter Stefani é graduado em química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), em ciências químicas pela Universidad Autonoma de Madrid (1977), é licenciado em química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestre em ciências químicas pela Universidad Autonoma de Madrid (1977), doutor em ciências químicas pela Universidad Autonoma de Madrid (1983) e pós-doutor pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (1983). Atualmente é professor associado do Instituto de Química da UFRGS. Tem experiência com ênfase em química orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e estudos fotofísicos de heterociclos benzazólicos, fotoquímica, polímeros orgânicos e materiais híbridos, orgânico-inorgânicos fotoluminescentes, síntese e aplicações de quinonas policíclicas e seu uso na reação de diels-alder. Tem, também, forte atuação na química forense, sendo um dos precursores desse tema no brasil, ministrando cursos e palestras e auxiliando peritos na obtenção de dados analíticos e elaboração de laudos periciais.

Com carinho, a Academia também relembrou e prestou homenagem a Jair Foscarini, falecido em 2014 e que teve papel fundamental no Rio Grande do Sul. Formado em engenharia química pela UFRGS, iniciou a carreira na área da química e logo migrou para a administração pública, sempre preocupado em apresentar projetos que valorizassem a área da química e o meio ambiente. Foi prefeito do município de Novo Hamburgo, deputado estadual e secretário estadual de transportes. Na assembléia legislativa, ocupou a presidência das comissões de finanças e planejamento, de serviços públicos e de constituição e justiça. Em momento solene, foi convocado o presidente de Honra da ARQ, Estevão Segalla, e os Acadêmicos presentes no evento para prestar homenagem. Segalla entregou o pelerine que pertenceu a Foscarini para a família deste, representada por sua esposa Iris Foscarini.

Notícias

Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/c/6a/29/crqv1/public_html/arq/php/index.php on line 190
Nenhuma notícia encontrada.
 
Academia Riograndense de Química Academia Riograndense de Química
  Academia
Riograndense
de Química

Av. Itaqui, 45
Bairro Petrópolis
Porto Alegre - RS
Fone · (51) 3330 5659

 
Academia Riograndense de Química Academia Riograndense de Química
 
 
CRQ-V Conselho Regional
de Química da 5ª Região
Sindicato dos Químicos do RS Sindicato dos Químicos
do Rio Grande do Sul
ABQ Associação
Brasileira de Química
do Rio Grande do Sul
 
logar