Academia Riograndense de Química
 
Home Notícias Acadêmicos
 
Regulamento Inscrição Contato
 
 
Faça sua Indicação
Título de Acadêmico

Sobre a Academia
Riograndense de Química

Criada no dia 20 de junho de 2008, tem o objetivo de congregar os segmentos da atividade química no estado do Rio Grande do Sul, por meio de pessoas que tenham valor reconhecido na comunidade. A Academia busca premiar e divulgar a área, reconhecendo cidadãos que se destacam no cotidiano e gravando, assim, suas identidades na memória da química do RS.

Untitled Document
Academia Riograndense de Química
Acadêmicos
Academia Riograndense de Química
     
Destaque

Ayrton Figueiredo Martins

Ayrton Figueiredo Martins é formado em Licenciatura em Química e Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria. Fez mestrado em Química na Universidade Católica do Rio de Janeiro, concluído em 1974; doutorado em Ciências Naturais pela Freie Universität Berlin, na Alemanha, concluído em 1978; e pós-doutorado na Universität Karlsruhe, também na Alemanha, concluído em 1983. Dentre prêmios e títulos, recentemente recebeu homenagem da UFSM pelo pioneirismo em Química Analítica Ambiental. Atualmente, é professor e assessor do reitor na UFSM, participando ainda de diversos projetos de pesquisa no Departamento de Química da universidade.

Destaque
   
Destaque

Carlos Rodolfo Wolf

Carlos Rodolfo Wolf é bacharel, licenciado, mestre e doutor em Química pela UFRGS. Com inúmeros trabalhos publicados, segue a linha da Química Analítica, Oleoquímica, Catálise e Polímeros, com o objetivo de promover o encontro entre a universidade e a indústria gaúcha. Desde 1995 é professor e pesquisador na Ulbra. O profissional também atuou na área de pesquisa e desenvolvimento da Ipiranga Petroquímica e na área Laboratorial, como químico, do Laboratório de Desenvolvimento da Killing S.A tintas e adesivos. Atualmente trabalha na TANAC S.A

Destaque
   
Destaque

Dimitrios Samios

Dimitrios Samios possui graduação em Química pela Universidade Nacional de Atenas (1974), doutorado em Química - Universitat Bielefeld (1979), bolsista DAAD e Pós-doutorado pela University of Utah, EUA(1983), bolsista Fulbright e pelo Centro de Pesquisas Interdisciplinares - ZIF (1985-1986) Alemanha via DFG. Atualmente é professor titular de Fïsico-química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Físicoquímica de sólidos e líquidos complexos. Atua principalmente nos seguintes temas: Interações moleculares de forças fracas. Sistemas macro e supramoleculares complexos sintéticos, biológicos e oriundos de fontes renováveis. Líquidos: solventes simples, combustíveis e biocombustíveis e seus produtos de processamento. Materiais sólidos: polímeros semicristalinos e amorfos, termoplásticos e termorrígidos. Estudos de caracterização (estado sólido e liquido) via técnicas de caracterização estrutural, (Microscopia ótica, Eletrônica, SAXS, WAXS ), dinâmica, espectroscópica e termodinâmica ( light scattering, condutividade, impedância, DMTA, DSC, TGA, RMN, FTIR, UV-VIS).

Destaque
   
Destaque

Flávio Lewgoy

Flávio Lewgoy é formado em Química Industrial. Participou da elaboração da lei estadual e nacional dos agrotóxicos. Foi o responsável pelo laboratório do Instituto de Criminalística do RS e pioneiro na introdução da química forense no Estado. Atualmente, é professor, pesquisador e especialista em genética.

Destaque
   
Destaque

Ione Maluf Baibich

Ione Maluf Baibich é graduada em Química pela UFRGS; possui mestrado em Química pelo Instituto Militar de Engenharia; doutorado em Química no Canadá, pela McGill University e ainda é Pós-doutora pela Université Pierre et Marie Curie, na França. Atuou como professora adjunta no departamento de Físico-química na UFRGS. Foi coordenadora do CA-Química da FAPERGS e do curso de Pós-Graduação em Química da UFRGS. Atualmente é professora titular do departamento de Química Inorgânica da UFRGS e atua principalmente no desenvolvimento de catalisadores ambientais para decomposição de gases contaminantes.

Destaque
   
Destaque

Jair Foscarini

Jair Foscarini é formado em Engenharia Química pela UFRGS. Iniciou a carreira na área da química e logo migrou para a administração pública, sempre preocupado em apresentar projetos que valorizassem a área e o meio ambiente. Foi prefeito do município de Novo Hamburgo, deputado estadual e Secretário Estadual de Transportes. Na Assembleia Legislativa, ocupou a presidência das Comissões de Finanças e Planejamento, de Serviços Públicos e de Constituição e Justiça.

Destaque
   
Destaque

Jairton Dupont

Jairton Dupont é graduado em Química pela PUCRS; Doutor em Química na área de Organometálicos pela Universidade Louis Pasteur de Strasbourg, na França e é Pós-doutor pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. Foi coordenador da Comissão de Graduação do Curso de Química e da Pós-Graduação do Instituto de Química da UFRGS, membro do CA-Química do CNPq e representante de área no CTC da CAPES. Atualmente é professor Associado do Departamento de Química Orgânica da UFRGS e bolsista 1A em produtividade e pesquisa do CNPq. Considerado um dos 100 químicos mais influentes da década pela agência internacional Thomson Reuters, Jairton é o único brasileiro a figurar a lista, ocupando a 83ª posição no ranking.

Destaque
   
Destaque

Nelson Calafate

Nelson Calafate é formado em Engenharia Química. Trabalhou na elaboração da Lei 2.800, que regulamenta a profissão de Químico. Pesquisador da área química e farmacêutica, foi gerente de grandes empresas na área petrolífera, petroquímica, química, embalagens industriais, gráfica e metalúrgica. Calafate recebeu a medalha "Antoine-Laurent de Lavoisier", pela contribuição à química no estado do Rio de Janeiro e no Brasil. É atual conselheiro do Conselho Regional de Química da 3ª Região (Rio de Janeiro).

Destaque
   
Destaque

Paulo Saffer

Paulo Saffer é graduado em Química Industrial pela UFRGS em 1946. Atuou durante 18 anos como sócio, diretor industrial e químico responsável pelo processo de produção e qualidade da Lipon Indústria e Comércio de Produtos Químicos. Atuante em entidades de classes do setor, foi vice-presidente da Associação Brasileira de Química, conselheiro do CRQ-V e tesoureiro do Sindicato das Indústrias Químicas do RS. Em sua trajetória profissional desenvolveu e registrou junto à Secretaria da Saúde mais de 130 formulações e introduziu no país o germicida Iodofor, utilizado em hospitais. Também foi o responsável pela criação e industrialização do primeiro detergente biodegradável do Brasil.

Destaque
   
Destaque

Paulo Vellinho

Paulo Vellinho é formado em Química Industrial. Foi presidente da Springer S/A, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Atualmente, faz parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República e, entre outros cargos exercidos, é diretor-presidente da Paulo Vellinho Consultores Associados. Vellinho direcionou suas atividades à administração de empresas.

Destaque
   
Destaque

Regina Cánovas Teixeira

Regina Cánovas Teixeira é graduada em Engenharia Química pela PUC/RS em 1987. É mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS. Há oito anos coordena o curso de Engenharia de Produção da Universidade Feevale. Além disso, ocupa os cargos de vice-presidente e diretora de publicações da Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro. Regina também integra o projeto que visa a implantação de uma “materioteca” (biblioteca de materiais) que possibilita o contato tátil e visual com as matérias-primas usuais do setor coureiro-calçadista.

Destaque
   
Destaque

Sandra Mara Einloft

Sandra Mara Einloft é graduada em Química pela UFSM em 1986. Fez mestrado e doutorado na UFRGS. Possui dois pós-doutorados (na UFRGS e outro na Universidade Pierre et Marie Curie, na França). Atualmente, é diretora e professora da Faculdade de Química e professora do programa de pós-graduação em Engenharia e Tecnologia dos Materiais da PUC/RS. Integrante e coordenadora de projetos de extrema relevância para a ciência nacional, ela conta com cerca de 1.400 citações em bases bibliográficas, dois produtos tecnológicos patenteados e outros 11 processos e técnicas registrados.

Destaque
   
Destaque

Valter Stefani

O professor doutor Valter Stefani é graduado em química pela pontifícia universidade católica do rio grande do sul (1974), em ciências químicas pela universidad autonoma de madrid (1977), élicenciado em química pela pontifícia universidade católica do rio grande do sul (1974), mestre em ciências químicas pela universidad autonoma de madrid (1977), doutor em ciências químicas pela universidad autonoma de madrid (1983) e pós-doutor pelo consejo superior de investigaciones científicas (1983). Atualmente é professor associado do Instituto de Química da UFRGS. Tem experiência com ênfase em química orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e estudos fotofísicos de heterociclos benzazólicos, fotoquímica, polímeros orgânicos e materiais híbridos, orgânico-inorgânicos fotoluminescentes, síntese e aplicações de quinonas policíclicas e seu uso na reação de diels-alder. Tem, também, forte atuação na química forense, sendo um dos precursores desse tema no brasil, ministrando cursos e palestras e auxiliando peritos na obtenção de dados analíticos e elaboração de laudos periciais.

Destaque
   
Notícias

Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/c/6a/29/crqv1/public_html/arq/php/index.php on line 190
Nenhuma notícia encontrada.
 
Academia Riograndense de Química Academia Riograndense de Química
  Academia
Riograndense
de Química

Av. Itaqui, 45
Bairro Petrópolis
Porto Alegre - RS
Fone · (51) 3330 5659

 
Academia Riograndense de Química Academia Riograndense de Química
 
 
CRQ-V Conselho Regional
de Química da 5ª Região
Sindicato dos Químicos do RS Sindicato dos Químicos
do Rio Grande do Sul
ABQ Associação
Brasileira de Química
do Rio Grande do Sul
 
logar